sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Paraty - RJ



 Viajar para Paraty é uma viagem no tempo! Tem muita história, além do mar calmo e belo e a simpatia do povo da cidade. De um lado a  natureza, a cidade é cercada por praias e uma grande área de mata atlântica ainda preservada. Do outro a passear pelo lado cultural e históricos, a cidade também um Centro Histórico, além de festivais em alguns períodos o ano.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico de Paraty foi construído entre os séculos 17 e 19. São muitos casarões coloniais e igrejas, em sua maioria, em boa conservação. Muitos dos sobrados que estão pelas ruas do centro, que mantém seu calçamento em pedra, são ocupados por bares, restaurantes, pousadas e lojinhas de artesanato. É ir passeando pelo Centro Histórico, explorando tudo que ele tem a oferecer. Apresentações artísticas pelas ruas, lojinha transadas e locais para comer, opções baratas e mais sofisticadas também.











 Inaugurada em 2004, a Casa da Cultura de Paraty fica no coração do Centro Histórico, tem tem programação durante o ano todo, com exposições temporárias e permanentes, e entrada gratuita. Outro imperdivel é o  Museu de Arte Sacra que fica na Igreja de Santa Rita, construia em 1722,. O local abriga um acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII, XVIII, XIX, todas encontradas na cidade. A entrada é gratuita na terça, nos demais dias tem taxa de simbólica de 4 reais.



  Pousadas e Hoteis tem a todo nível e também alguns poucos hostel legal. Vindo de ônibus o terminal fica bem próximo do centro da cidade e do centro histórico. A cidade tem outras atrações , especialmente nas praias, mais aqui relato os dois bons dias que passei, em janeiro de 2018, neste bela e histórica cidade do estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Macau - RN

Quando se fala em Macau, na costa branca do Rio Grande do Norte, me vem a cabeça o tradicional carnaval de arrastões de trios e mela-m...